quinta-feira, 27 de março de 2008

Decidimos abordar uma disciplina do semestre anterior, Iniciação às Expressões I Motora, pelo facto de considerarmos importante esta disciplina no desenvolvimento da criança.
As capacidades que esta disciplina pretende desenvolver, estão relacionadas com a psicomotricidade (estudo do movimento corporal). A psicomotricidade tem como objectivo desenvolver a regulação e harmonização do corpo (atitude-postura, esquema corporal, descontracção neuro-muscular), movimentos funcionais e expressivos centrados sobre a forma de agir com o seu corpo (coordenações, dissociações, acções), facilitar a vivência das relações emocionais com a psicomotricidade através da forma de agir e das condições de adaptação ao meio, estabelecer o equilíbrio entre o psíquico e o corpo como forma de o expressar e sentir.
De seguida, iremos explicar o desenvolvimento do equilíbrio, exemplificando alguns exercícios para o seu desenvolvimento. Com estes exercícios desenvolve-se a capacidade para manter o equilíbrio, tanto nas situações ordinárias como em condições difíceis, mediante a realização de determinados movimentos ou a adopção de certas posições, procura-se também coordenar as diferentes tensões musculares para equilibrar a postura, é essencial uma grande motivação por parte das crianças na aquisição destas capacidades, assim como a ajuda de um adulto de forma a evitar a insegurança da criança.
Actividades:
Arcos:
- Saltar com os pés juntos para dentro e para fora do arco.
- Andar à volta do arco com os pés tocando-o por fora, por dentro, com o pé por fora e o outro por dentro, por cima, ao pé-coxinho.
- Saltar ao pé-coxinho, de arco em arco, estando estes em fila.
Com as mãos dadas e aos pares, dar voltas por cima e à volta do arco:
- ao pé-coxinho;
- com o pé fora e o outro dentro;
Andar por toda a sala:
- com o arco, ora adiante, ora atrás;
- por dentro do arco;
Manter o equilíbrio com os obstáculos:
Indicar às crianças que percorram um caminho flanqueando os seguintes objectos, dispostos desordenadamente: cadeira – bola – arco – blocos de madeira – pau.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Iniciação às Expressões II - Drama

O primeiro tema que vamos abordar no nosso blogue, é relacionado com a disciplina Iniciação às Expressões II Drama. Esta disciplina tem como objectivo o desenvolvimento de algumas capacidades, assim como o controlo corporal, noção de espaço, confiança em nós próprios e nos outros, auto-controlo.
Para desenvolver cada uma destas capacidades realizamos jogos, inicialmente começamos com o jogo macaquinho do chinês com objectivo de nos ambientarmos ao espaço da sala e aos seguintes jogos a realizar. De seguida realizamos jogos que visam desenvolver as capacidades já acima referidas, como por exemplo: jogo da marioneta que consiste em brincar com o parceiro de forma a fingir que é marioneta sendo puxado por fios imaginários seguindo os movimentos que nós determinamos, jogo do espelho da mesma forma que o jogo anterior consiste em seguir os movimentos do parceiro, jogo do escultor que consiste em tentar moldar o companheiro como se ele fosse uma massa, jogo da frequência em que através dele demonstramos as nossas preferências para nos darmos a conhecer a nós e aos outros, jogo do mapa, este mais complexo, solicitava a utilização da nossa criatividade e imaginação, onde tínhamos que transformar o espaço da sala onde nos encontrávamos, num percurso onde tínhamos que realizar tarefas, e com estas realizar uma história.
Referimos esta disciplina no nosso blogue por a acharmos de grande importância para o nosso auto-conhecimento e desenvolvimento para a nossa futura vida profissional.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Apresentação

Olá somos um grupo de quatro estudantes da Escola Superior de Educação de Viseu, do 1ºAno do curso de Educação Básica.
Neste espaço vamos colocar semanalmente textos sobre o nosso curso, onde abordaremos temas das diversas disciplinas.