sábado, 26 de abril de 2008

Ciências Naturais



Antes das nossas férias da semana académica, decidimos que iremos vos demonstrar como de uma maneira divertida conseguimos com que as crianças explorem os materiais e consigam aprender a matéria, relacionada com a disciplina de ciências naturais.
A actividade que vamos abordar faz parte do guião didáctico para professores do 1ºciclo relacionado com a flutuação em líquidos.
Uma das actividades que vamos abordar está relacionada com o comportamento dos objectos na água. Esta actividade tem como propósito prever e verificar o comportamento de diferentes objectos na água (flutuação/afundamento).

Procedimento experimental:
- Colocar um recipiente com água, com cerca de 25 cm de profundidade;
- Introduzir um objecto de cada vez dentro de água para ver de que forma é que este se comporta;


Na tabela anote os registos do que aconteceu na tua experiencia:
(assinale com uma cruz)





















quarta-feira, 16 de abril de 2008

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem


Optamos, esta semana, por vos dar a conhecer uma disciplina do nosso 1ºsemestre, PDA (Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem), foi uma das disciplinas que nos cativou, porque com ela começámos a ter uma maior consciência e conhecimento sobre o desenvolvimento das crianças. Assim esta disciplina, permitiu-nos conhecer mais aprofundadamente o desenvolvimento do ser humano em diversas áreas, tais como: intelectual, física, psíquica, social, emocional e comportamental.
A nível profissional, como educadores de infância/professores, é necessário ter uma boa comunicação com a criança, para compreender o que se passa no seu interior, a ajudarmos na sua vida diária e para uma melhor aprendizagem, só assim é que conseguimos o desenvolvimento das suas capacidades de imaginação, criatividade, auto-controlo do seu corpo, desenvolvimento da linguagem e desenvolvimento intelectual.
Neste sentido iremos abordar as fases de desenvolvimento na infância:

Controlo da Cabeça: desde que nasce, o bebé tem algum controlo sobre os movimentos da cabeça, mas a sustentação só acontece por volta dos 3-4meses de idade.

Coordenação olho-mão: uma certa coordenação inicial está presente desde o nascimento, com movimentos grosseiros e pouco afinados. A coordenação vai sendo aperfeiçoada, estabelecendo-se aos 3-4meses. Aos 5-6meses passa da preensão palmar (pinça grossa) à preensão com o polegar e indicador (pinça fina), com ambas as mãos.

Posição sentada: os bebés de 4-5meses mantêm-se sentados com apoio. Aos 6-7 mantêm-se sentados sem ajuda. O horizonte visual alarga-se, aumentando os estímulos.

Locomoção anterior ao andar: antes de serem capazes de andar, os bebés deslocam-se: primeiro, na posição sentada, utilizando as mãos como “remos”, deslizando sobre o chão as extremidades inferiores; depois aprendem a gatinhar, com apoio nas mãos, joelhos e pés (por vezes apenas mãos e pés), cerca dos 8-9meses.

Posição de pé e caminhar: aos 9-10meses a criança é capaz de manter-se em pé, com apoio, deixando de precisar do apoio por volta dos 12meses. Caminha com ajuda aos 11-12meses. Aprende a andar sem apoio por volta dos 13-14meses. Aperfeiçoa o caminhar e perto dos 18meses é já capaz de correr e mais tarde, capaz de dar pequenos saltos.

Controlo Esfincteriano:
primeiro a criança aprende a controlar as fezes e depois a urina. O controlo diurno entre 18-24meses e o nocturno entre os 2-3anos.

Controlo da atenção: a maturação do córtex possibilita, que ao longo do pré-escolar, a criança aumente a sua capacidade de atenção, atingindo o domínio completo aos 6-7anos.

quinta-feira, 10 de abril de 2008


Esta semana iremos abordar uma disciplina do semestre anterior Iniciação às Expressões I (Música). Como tal iremos dar vos a conhecer uma das músicas que mais nos agradou nas aulas, entre muitas que aprendemos.

As Bananas


Diz-me lá

O que eu estou

A ver

Bananas sempre juntas a crescer

São 10 ou 20 ou mais podes querer

Não verás uma banana só _ti ti tá


Refrão:

1 banana, 2bananas

1 para mim outra para ti bananas

São 3 ou 4 ou ainda mais bananas

Não verás uma banana só _ti ti tá


Vê as bananas mas que bem se dão

Sempre vestidas de amarelo que bonitas são

Elas vão sempre em cacho onde quer que vão

Não verás uma banana só _ti ti tá


Refrão


Penso que a banana é como tu e eu

E a bananeira assim uma lição nos deu

Que nunca uma banana sozinha cresceu

Não verás uma banana só _ ti ti tá


Refrão



ps: Esperemos que gostem!

quinta-feira, 3 de abril de 2008

TIC


Esta semana decidimos comentar a disciplina de TIC.
Nesta disciplina vamos trabalhar com softwares que podem ser usados sem custos, o primeiro com o qual começámos a trabalhar é o kompozer, este programa ir-nos-á ajudar na construção da nossa webquest – uma página da Web dirigida para as crianças.
Até aqui criamos este blogue onde semanalmente publicamos textos e artigos relacionados com o nosso curso de Educação Básica.
Nas últimas aulas temos abordado a importância desta disciplina no ensino. O professor tem-nos incutido o sentido de responsabilidade, de na nossa profissão transmitirmos às crianças a necessidade de cada vez mais utilizar as novas tecnologias. Sendo assim, tem-nos demonstrado que apesar de muitas vezes não termos o material mais adequado, com um pouco de imaginação e criatividade podermos ensinar às nossas crianças a lidar com as TIC.