
Optamos, esta semana, por vos dar a conhecer uma disciplina do nosso 1ºsemestre, PDA (Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem), foi uma das disciplinas que nos cativou, porque com ela começámos a ter uma maior consciência e conhecimento sobre o desenvolvimento das crianças. Assim esta disciplina, permitiu-nos conhecer mais aprofundadamente o desenvolvimento do ser humano em diversas áreas, tais como: intelectual, física, psíquica, social, emocional e comportamental.
A nível profissional, como educadores de infância/professores, é necessário ter uma boa comunicação com a criança, para compreender o que se passa no seu interior, a ajudarmos na sua vida diária e para uma melhor aprendizagem, só assim é que conseguimos o desenvolvimento das suas capacidades de imaginação, criatividade, auto-controlo do seu corpo, desenvolvimento da linguagem e desenvolvimento intelectual.
Neste sentido iremos abordar as fases de desenvolvimento na infância:
Controlo da Cabeça: desde que nasce, o bebé tem algum controlo sobre os movimentos da cabeça, mas a sustentação só acontece por volta dos 3-4meses de idade.
Coordenação olho-mão: uma certa coordenação inicial está presente desde o nascimento, com movimentos grosseiros e pouco afinados. A coordenação vai sendo aperfeiçoada, estabelecendo-se aos 3-4meses. Aos 5-6meses passa da preensão palmar (pinça grossa) à preensão com o polegar e indicador (pinça fina), com ambas as mãos.
Posição sentada: os bebés de 4-5meses mantêm-se sentados com apoio. Aos 6-7 mantêm-se sentados sem ajuda. O horizonte visual alarga-se, aumentando os estímulos.
Locomoção anterior ao andar: antes de serem capazes de andar, os bebés deslocam-se: primeiro, na posição sentada, utilizando as mãos como “remos”, deslizando sobre o chão as extremidades inferiores; depois aprendem a gatinhar, com apoio nas mãos, joelhos e pés (por vezes apenas mãos e pés), cerca dos 8-9meses.
Posição de pé e caminhar: aos 9-10meses a criança é capaz de manter-se em pé, com apoio, deixando de precisar do apoio por volta dos 12meses. Caminha com ajuda aos 11-12meses. Aprende a andar sem apoio por volta dos 13-14meses. Aperfeiçoa o caminhar e perto dos 18meses é já capaz de correr e mais tarde, capaz de dar pequenos saltos.
Controlo Esfincteriano: primeiro a criança aprende a controlar as fezes e depois a urina. O controlo diurno entre 18-24meses e o nocturno entre os 2-3anos.
Controlo da atenção: a maturação do córtex possibilita, que ao longo do pré-escolar, a criança aumente a sua capacidade de atenção, atingindo o domínio completo aos 6-7anos.
A nível profissional, como educadores de infância/professores, é necessário ter uma boa comunicação com a criança, para compreender o que se passa no seu interior, a ajudarmos na sua vida diária e para uma melhor aprendizagem, só assim é que conseguimos o desenvolvimento das suas capacidades de imaginação, criatividade, auto-controlo do seu corpo, desenvolvimento da linguagem e desenvolvimento intelectual.
Neste sentido iremos abordar as fases de desenvolvimento na infância:
Controlo da Cabeça: desde que nasce, o bebé tem algum controlo sobre os movimentos da cabeça, mas a sustentação só acontece por volta dos 3-4meses de idade.
Coordenação olho-mão: uma certa coordenação inicial está presente desde o nascimento, com movimentos grosseiros e pouco afinados. A coordenação vai sendo aperfeiçoada, estabelecendo-se aos 3-4meses. Aos 5-6meses passa da preensão palmar (pinça grossa) à preensão com o polegar e indicador (pinça fina), com ambas as mãos.
Posição sentada: os bebés de 4-5meses mantêm-se sentados com apoio. Aos 6-7 mantêm-se sentados sem ajuda. O horizonte visual alarga-se, aumentando os estímulos.
Locomoção anterior ao andar: antes de serem capazes de andar, os bebés deslocam-se: primeiro, na posição sentada, utilizando as mãos como “remos”, deslizando sobre o chão as extremidades inferiores; depois aprendem a gatinhar, com apoio nas mãos, joelhos e pés (por vezes apenas mãos e pés), cerca dos 8-9meses.
Posição de pé e caminhar: aos 9-10meses a criança é capaz de manter-se em pé, com apoio, deixando de precisar do apoio por volta dos 12meses. Caminha com ajuda aos 11-12meses. Aprende a andar sem apoio por volta dos 13-14meses. Aperfeiçoa o caminhar e perto dos 18meses é já capaz de correr e mais tarde, capaz de dar pequenos saltos.
Controlo Esfincteriano: primeiro a criança aprende a controlar as fezes e depois a urina. O controlo diurno entre 18-24meses e o nocturno entre os 2-3anos.
Controlo da atenção: a maturação do córtex possibilita, que ao longo do pré-escolar, a criança aumente a sua capacidade de atenção, atingindo o domínio completo aos 6-7anos.
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